quarta-feira, 30 de dezembro de 2009








DOURO RIVER HOTEL & SPA






O aparecimento de mais uma Unidade Hoteleira na Região do Douro é motivo de regozijo para toda a população. Precisamos de mais oferta hoteleira, principalmente no segmento de qualidade.



O Douro River Hotel, depois de muitos contratempos na sua construção, finalmente ficou concluído e abriu as suas portas. Está localizado no lugar dos Varais, fraguesia de Cambres do concelho de Lamego, está dotado de 38 quartos, piscinas interior e exterior e vistas soberbas sobre o Rio Douro, a foz do Rio Varosa e a cidade da Régua.



Bem próximo, localizam-se também as Casas dos Varais e dos Pinguéis, enquadradas no segmento do Turismo de Habitação.



Mesmo junto ao Hotel situa-se uma casa (outrora de habitação), totalmente em ruínas, já com a varanda e parte da parede no chão, conforme se pode verificar nas fotos. Assim, a entrada de um Hotel de 4 estrelas, encontra-se adornada com este triste espectáculo.



Consta-se que o proprietário da casa será o mesmo das Casas dos Varais e Pinguéis. Apenas perguntamos se não será possível chegarem a um acordo, uma vez que ambos estão próximos deste "escarro" e que o mesmo conspurca a Região de que necessitam e se servem.



Uma outra nota que não poderia deixar de referir prende-se com a existência de um caminho público de acesso à foz do Varosa, muito utilizado por pescadores. Quem autorizou a instalação de um portão de ferro no início desse caminho, bem como a sua alteração? Será que se pretende, no futuro, fechar o referido portão e tomar posse do terreno do caminho?



As questões foram levantadas. Caberá às respectivas Entidades agirem.

















5 comentários:

  1. Se o caminho é público, a Câmara Municipal de Lamego tem de actuar e fazer respeitar a legalidade.
    Imagine-se um portão colocado na rua da Câmara Municipal de Lamego...............

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, felicito-o por este comentário.
    Recordo-me quando era pequeno pescar nesta zona e fazia as minhas tropelias por esse caminho abaixo.
    Agora como faço?
    Já tem portagem?
    Ou salto o portão.
    Apropósito o hotel tem segurança? ou salto o portão?

    ResponderEliminar
  3. Os senhores que autorizaram tal bloqueio, aõ-de pensar que são donos de tudo. Olhem que ainda se pode precisar de ir para aquele local lavar roupa e pescar uns peixitos. A meu ver, entrou algum valor elevado nos cofres de alguém, para poderem tapar o que era do Povo. Tenham vergonha e abram o caminho que é do dominio público. Tenho 48 anos e sei que aquele local tinha acesso ao rio, para irmos tomar banho e as nossas Mães lavar os nossos coeiros.Hoteis hà muitos seus palermas, mas acessos livres ao rio, começam a ser poucos.

    ResponderEliminar
  4. Exmos Senhores,

    Cada vez mais assistimos a uma "globalização" ou deveria dizer "sobrepotenciação" dos mais ricos e influentes.

    Quero com isto dizer que, quem tem dinheiro e "os conhecimentos certos" consegue tudo.

    Não acho correcto eliminarem o acesso que existia só por se construir um Hotel de 4* e os "ricalhaços" não quererem que se utilize "Propriedade Privada" que na realidade é pública.

    Se o quiseram fazer, pelo menos criavam um acesso alternativo.

    ResponderEliminar